Voltar para todos os artigos

Estudo de caso – capacidade de produção duplicada sem aumentar espaço

Assista à entrevista completa aqui

Baixe a versão PDF


PERFIL DA COMPANHIA

Com sede em Winston-Salem, na Carolina do Norte, a TW Garner Food Company é conhecida pelo Texas Pete® Hot Sauce, a terceira marca mais vendida de molho de pimenta nos Estados Unidos. Fundada em 1929 como uma fábrica de molho barbecue, a empresa vende atualmente uma linha completa de molhos de pimenta, molhos wing e molhos de frutos do mar da marca Texas Pete®, bem como o molho sriracha CHA! by Texas Pete® e molho e chips de tortilha da marca Green Mountain Gringo®. Os produtos da TW são vendidos em supermercados, unidades militares, lojas de conveniência e restaurantes em todo o país. Atualmente, a empresa é administrada pela quarta geração da família fundadora e proprietária.

DESENHAR UM NOVO FRASCO NÃO É ASSIM TÃO SIMPLES

A TW Garner sempre foi aberta para receber feedback de seus clientes. Uma possível melhoria identificada há algum tempo era ampliar a abertura dos frascos de todos os tamanhos (6 oz, 12 oz, 32 oz) para 28 mm. Dessa forma, o produto poderia ser servido mais rapidamente, algo que os clientes do setor culinário já vinham pedindo fazia tempo.

Porém, essa mudança de formato exigia novos equipamentos. A TW Garner havia acabado de expandir suas instalações atuais de armazenamento e distribuição; portanto, a empresa não queria dispor de mais espaço para novos equipamentos. Ao mesmo tempo, a intenção era aumentar a capacidade: encher mais frascos sem precisar de mais espaço. Eddie Martin, engenheiro de controles e especialista em automação da TW Garner, também desejava aumentar o nível de automação da empresa, que já havia atingido seu limite.

Essa lista de desafios já era difícil o suficiente, mas ainda havia mais um: a TW Garner ainda não tinha os novos frascos, o que era necessário para projetar os novos equipamentos da linha de produção.

“Essa não é a maneira ideal de se desenvolver um projeto", diz Gerald Lambert, Vice-Presidente Executivo de Operações.

SEM OS FRASCOS? NÃO TEM PROBLEMA

O gerente de projeto da Premier Tech encarou a situação com muita calma, de tal forma que Lambert não se sentiu sozinho na condução do projeto.

Apesar da falta de um produto físico (os frascos não chegaram antes dos dois ou três primeiros meses da fase de desenvolvimento), a Premier Tech utilizou os desenhos e os conceitos enviados pela TW Garner para projetar o equipamento.

Para começar, uma paletizadora foi instalada em uma pequena linha de embalagem. “Tudo saiu muito bem", afirma Lambert, "com um mínimo de problemas. A tecnologia era fácil de trabalhar." Após o sucesso do primeiro robô, a TW Garner instalou mais quatro em uma outra linha: duas despaletizadoras robóticas, uma embandejadora robótica e uma paletizadora robótica.

ÓTIMA INSTALAÇÃO E EXCELENTE SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

Migrar para o uso da robótica e instalar cinco robôs não é tarefa fácil. Sendo assim, o processo depende fortemente do feedback do cliente. A Premier Tech soube escutar os comentários e responder as perguntas da equipe da TW Garner; assim, as linhas de produção foram capazes de atender às expectativas da empresa.

A fabricação é um processo diverso que envolve diversas partes; portanto, os problemas são comuns e todas as empresas devem aprender a trabalhar juntas de forma harmônica. Lambert afirma que a Premier Tech jamais pôs a culpa no fabricante de frascos, ou disse que era o papelão que apresentava problemas durante o embandejamento, ou que o problema era a embalagem de filme plástico durante a paletização: eles simplesmente resolviam os problemas.

"Se houvesse algum problema com o equipamento, ou com a taxa de produtividade, ou qualquer outra questão, a Premier Tech imediatamente se encarregaria e eu jamais me preocupei com a resolução dos problemas", diz Lambert.

Além disso, o apoio da Premier Tech foi além do período do projeto.

Segundo Lambert, "o serviço de atendimento ao cliente da Premier Tech é excelente. Esse aspecto da empresa é, de fato, único. Não vejo essa dedicação em nenhum outro fornecedor de equipamentos da nossa linha."

Martin concorda: "Eles sempre mostram muita paciência quando alguém entra em contato. São muito prestativos e o acompanhamento é incrível porque, geralmente, as empresas não demonstram esse tipo de tratamento."

"Eu não sou programador", diz Lambert. "Eu só sei identificar os problemas à medida que eles surgem. Quando há um problema que eu não consigo resolver, eu sei que posso confiar na ajuda do serviço de atendimento ao cliente."

O RESULTADO FINAL: UMA MUDANÇA DE 1 ROBÔ PARA 5 ROBÔS

No fim das contas, foram instalados cinco robôs. A TW Garner não só foi capaz de instalar o equipamento novo na mesma quantidade de espaço do anterior, como também pôde duplicar a capacidade de produção de seu principal produto – o frasco de 12 oz – e atingir um resultado de 150.000 frascos por dia. Além disso, agora podem encher 250.000 frascos de 6 oz por dia.

Lambert também ficou extremamente satisfeito com o design do sistema robótico. Na opinião dele, o design do atuador é "o melhor dos melhores". Ele elogiou, ainda, a facilidade para modificar os padrões do sistema: com a tecnologia robótica, é possível trocar os atuadores de forma rápida e eficiente, mudar a trajetória das esteiras para a coleta e o depósito dos produtos, e ajustar facilmente a despaletização dos frascos de diferente tamanhos.

"É como mudar uma receita", afirma Lambert. "Isso tornou a mudança e a transição de produto a produto muito mais fácil e eficiente."

Lambert diz, ainda, que o período padrão para obter um retorno desse tipo de investimento costuma ser de dois a três anos, mas que eles o obtiveram em dois. A melhoria das linhas conferiram à TW Garner Foods mais eficiência e permitiram uma maior economia ao mudar o tipo de embalagem. A conclusão de Lambert foi que a Premier Tech acompanhou a empresa durante todo o projeto, mesmo muito depois de a venda ter sido concluída. Continuaram a oferecer um serviço de atendimento ao cliente excepcional sempre que a TW Garner o solicitou, resolvendo os problemas e sempre dando as informações necessárias.

"Houve benefícios intangíveis que foram revelados após o fato desde o ponto de venda inicial", afirma Lambert. "Eu recomendaria a Premier Tech para qualquer pessoa interessada em investir e se aprimorar em tecnologia robótica."